O que é?

Gás Natural

O gás natural é uma fonte de energia de origem natural e não renovável, caracterizado como sendo um combustível fóssil. A sua formação é resultado da decomposição de animais e plantas que, ao longo de milhões de anos, foram cada vez mais soterrados e que sofreram enormes pressões até chegarem ao estado de gás natural. Ao longo do tempo o gás foi-se acumulando em jazidas naturais e é daí que é extraído. Em julho de 2022 o Parlamento Europeu passou a considerar o gás natural como uma energia sustentável.

Características

Até chegar ao consumidor este gás não sofre alterações significativas. O Metano (CH4) é o componente predominante, com teores acima dos 70% e apresenta uma densidade inferior a 1 e um poder calorífico entre as 9000 kcal/m3 e 12000 kcal/m3. Inodoro, incolor e com uma queima mais limpa que os restantes combustíveis fósseis, à temperatura ambiente e pressão atmosférica, o gás natural permanece no estado gasoso.

Uma fonte de energia sustentável 

O gás natural é uma fonte de energia sustentável e segura. É uma matéria-prima abundante, em que as reservas conhecidas representam mais de 120 anos de consumo global ao ritmo atual e as reservas totais poderão exceder os 250 anos. 

Sem prejuízo do crescimento necessário das energias renováveis para a proteção climática, o gás natural é uma peça chave no mix energético para a Transição Energética.

Uma fonte de energia económica 

O gás natural tem um preço competitivo face aos outros combustíveis tradicionais.

Tendo uma utilização constante e um processo de queima eficiente, é possível atingir elevados níveis de rendimento nos equipamentos, baixando o consumo de energia e diminuindo os custos de manutenção.