REN. Interligações energéticas entre Espanha e França são “absolutamente fundamentais” para o mercado europeu

24/03/2022 | Energia

O conselho executivo da REN vê como “fundamental” que o projeto de criar interligações energéticas entre França e a Península Ibérica avance, num contexto de especial pressão sobre os preços da energia na Europa. Isto, depois de França ter anunciado que deixou para trás as “reticências” que possuía em relação a estes planos.

O administrador da REN João Conceição assinala que a REN vê a mudança da posição francesa acerca das interligações como “bastante positiva” e considera que “desbloquear a interligação entre Espanha e França é absolutamente fundamental para criar condições para existirem alternativas ao abastecimento europeu”, de modo a Portugal poder dar também o seu contributo.

A Península Ibérica, tendo em conta a elevada penetração de energias renováveis e ambições de investir mais em tecnologias como a energia solar e gases sustentáveis como o hidrogénio verde e o biometano, está bem posicionada para fornecer a restante Europa com estes recursos, numa altura em que o Velho Continente ainda está muito dependente do gás natural (em cerca de 90%) e em particular do gás russo, o qual pretende cortar face à invasão da Rússia à Ucrânia. Faltam as “estradas” para lá chegar, ou seja, as interligações.

No cenário atual, “todos os países têm obrigação de ser solidários uns com os outros. Para darmos [Portugal e Espanha] o nosso contributo tem de haver interligações entre Espanha e França. Estamos a viver tempos muito especiais. Temos de ser ágeis e ter noção que muitas destas medidas demoram anos a ter resultados”, alertou, em jeito de conclusão, o CEO da REN, Rodrigo Costa.

Esta terça-feira, o ministro francês para os Assuntos Europeus, Clément Beaune, garantiu, em Bruxelas, que França já “não tem reticências” ao desenvolvimento das interconexões energéticas com a Península Ibérica, há muito reclamadas por Portugal e Espanha. Clément Beaune concordou, todavia, que “é necessário acelerar” o processo e antecipou discussões “nas próximas semanas”, avançou a agência Lusa.

Já esta quinta-feira, a Confederação Empresarial de Portugal (CIP) e a Confederação Espanhola de Organizações Empresariais (CEOE) manifestaram apoio às interligações de gás e eletricidade da Península Ibérica com França, um empreendimento que consideram “urgente”.

Fonte: Expresso | Ana Batalha Oliveira

Todas as notícias