Relatórios Europeus do mercado de electricidade e gás destacam o impacto do confinamento no terceiro trimestre, apesar da flexibilização das restrições

15/01/2021 | Energia

A flexibilização das medidas de confinamento da Covid-19 fez com que a procura de gás e eletricidade no terceiro trimestre de 2020 se aproximasse muito mais dos "níveis normais" do que os números excepcionais observados no primeiro e segundo trimestres de 2020. No entanto, os valores do consumo no terceiro trimestre foram muito inferiores aos do mesmo período de 2019, de acordo com os relatórios trimestrais da Comissão sobre os mercados de gás e electricidade publicados a 12 de janeiro de 2021.

O relatório do mercado do gás mostra que o consumo de gás do terceiro trimestre na UE foi ligeiramente inferior (0,6% numa base anual), ascendendo a 71 mil milhões de metros cúbicos (bcm). Com a produção de gás a cair 29% (abaixo dos 12 bcm), as importações de gás caíram 6% (para 77 bcm), com as importações de GNL 15% mais baixas.

No terceiro trimestre de 2020, o spot price TTF duplicou e atingiu 12 euros/MWh no final de Setembro, ajudado por cancelamentos de carga de GNL, obras de manutenção em algumas infra-estruturas importantes, por exemplo, campos de gás na Noruega, e pelo clima geralmente positivo nos mercados de produtos energéticos. No entanto, os preços dos hubs de gás no 3º trimestre de 2020 ainda baixaram de 19-27% numa base anual.

Os preços retalhistas do gás para as famílias e para a indústria diminuíram 12% e 6% respectivamente no terceiro trimestre de 2020 (em relação ao terceiro trimestre de 2019) para os consumidores médios anuais, reflectindo a queda nos preços grossistas do gás nos dois trimestres anteriores.

Mais informações
Todas as notícias