Novas técnicas para produção de hidrogénio

30/01/2023 | Energia

Considerado uma das potenciais fontes de energia do futuro, o hidrogénio pode ser obtido de diversas formas.

Embora ainda seja cedo para ser considerada uma solução no imediato, o desenvolvimento do hidrogénio enquanto fonte de energia tem dado passos largos nos últimos anos.

Hoje em dia existem cada vez mais formas de obter este elemento, permitindo alargar a sua disponibilidade.

Fique a conhecer 2 novas técnicas descobertas para produzir hidrogénio:

Hidrogénio a partir de fotossíntese

Uma equipa de investigação conjunta das universidades da Flórida e da Carolina do Sul desenvolveram uma nova técnica de fotossíntese artificial que, em vez de gerar carboidratos, aproveita a energia do Sol para produzir hidrogénio.

Esta solução combina duas moléculas, um catalisador que move eletrões com a luz, neste caso o fotorredox e um composto orgânico florescente, o naftol.

Quando expostos à luz do sol, cada molécula absorve fotões e trabalham em conjunto para gerar hidrogénio, imitando o processo da fotossíntese natural.

Este sistema tem uma eficiência de apenas 5%, um valor que pode parecer pouco, mas é promissor para o futuro, sendo agora necessário encontrar formas de melhorar a eficiência e utilizar a técnica para produzir outros combustíveis.

Hidrogénio por ondas sónicas

Esquema do reator que extrai hidrogénio usando ondas sónicas

Outra das novas técnicas para a produção de hidrogénio chega da Universidade RMIT, na Austrália, onde a equipa de Yemima Ehrnst conseguiu melhorar em 14 vezes um dos métodos tradicionais de produção deste elemento.

Através da utilização de vibrações de alta frequência, geradas através de ondas sónicas, é possível quebrar as moléculas de água fazendo com que libertem uma quantidade consideravelmente superior de hidrogénio.

Para realizar a eletrólise, é necessário passar eletricidade pela água através de dois elétrodos que irão dividir as moléculas de água em dois gases, oxigénio e hidrogénio, que irão aparecer como bolhas ao lado de cada elétrodo.

Com as ondas sonoras, é eliminada a necessidade de usar eletrólitos corrosivos e elétrodos caros, como a platina ou o irídio, passando a poder ser utilizados materiais de elétrodo muito mais baratos, como é o caso da prata.

Com este método é possível obter hidrogénio a partir de qualquer origem, uma vez que apresenta um ganho líquido de energia de 27%.

Fonte: Portal Energia

Todas as notícias