A estratégia da União Europeia para a adaptação às alterações climáticas é um dos temas em destaque na videoconferência informal de Ministros do Ambiente, que decorre durante o dia de hoje.
Esta reunião é presidida pelo Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, e conta também com a participação do Vice-Presidente Executivo da Comissão Europeia para o Pacto Ecológico Europeu, Frans Timmermans, e do Comissário Europeu do Ambiente, Oceanos e Pescas, Virginijus Sinkevicius.
Esta é a primeira reunião dos 27 Ministros do Ambiente da UE no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da UE, e decorre com duas sessões públicas, a partir das 8h30 e das 13h30 (hora de Lisboa). No final dos trabalhos está prevista uma conferência de imprensa, que pode acompanhar em direto no website do Conselho da União Europeia.
Em cima da mesa estará a Estratégia Europeia para a Adaptação às Alterações Climáticas que visa estabelecer uma visão de longo prazo para uma Europa mais adaptada e resiliente aos efeitos das alterações climáticas até 2050. Será igualmente prestada informação sobre o ponto da situação da negociação da Lei Europeia para o Clima.
Na ordem de trabalhos estão, ainda, a ecologização do Semestre Europeu e o papel do Mecanismo de Recuperação e Resiliência neste contexto, com vista à transição verde e digital, bem como informação sobre a adoção das conclusões do Conselho sobre a Estratégia da UE para os produtos químicos sustentáveis. A Presidência informará ainda sobre a adoção do mandato do Conselho sobre o 8.º Programa de Ação para o Ambiente.