Março 2023. Um PNIEC ambicioso para o biometano espanhol

29/03/2023 | Energia

Segundo a SEDIGAS - Asociación Española del Gas, a atualização do Plano Nacional Espanhol Integrado de Energia e Clima (PNIEC) está iminente e é agora mais necessário do que nunca insistir na necessidade de aumentar as metas para as energias renováveis, devendo alinhar-se com as exigências da UE a fim de atingir os objetivos de descarbonização estabelecidos e também incorporar mecanismos para assegurar que estes objetivos sejam atingidos.

Nesta linha, cada vez mais vozes se concentram num vetor renovável específico: o biometano. A Sedigas salienta que a Espanha deve aumentar consideravelmente e de forma ambiciosa os objetivos para esta fonte de energia, a fim de descarbonizar a sua matriz energética. E tem de o fazer por duas razões essenciais.

Em primeiro lugar, porque o potencial existe. Com os resíduos - recursos que podem ser transformados em energia - que o país gera, podendo fornecer quase metade da totalidade da procura nacional de gás natural, com as correspondentes vantagens ambientais, socioeconómicas e de autonomia estratégica que isso implicaria.

Em segundo lugar, porque é uma tecnologia madura e comprovada, que não requer investimento em novas infraestruturas, uma vez que tira partido das redes existentes, nem requer a adaptação do equipamento dos consumidores finais, uma vez que é um substituto perfeito do gás natural convencional.

Há algumas semanas, a própria Comissária da Energia da UE, Kadri Simson, explicou a ambição da UE de dar um impulso "mais arrojado" às energias renováveis, fazendo menção especial ao biometano e antecipando, de passagem, que a Europa "vencerá a guerra energética quando finalmente tiver produzido", em referência à implantação das energias renováveis. A Comissária fez assim um apelo mais do que explícito aos Estados-Membros para explorarem todo o potencial do biometano.

Quanto a Espanha, a Secretária de Estado da Energia, Sara Aagesen, deixou claro em recentes discursos que a atualização do PNIEC será "essencial" e deve ser levada a cabo de acordo com o aumento da ambição europeia, especialmente tendo em vista a presidência espanhola da União, que começa em Julho. A este respeito, Aagesen fez um contacto prévio com as principais associações do setor com vista a esta revisão do PNIEC, mostrando a predisposição do Executivo para ouvir a sua visão do plano como uma oportunidade para o país.

Seguindo a linha estabelecida pela própria Comissão Europeia na sua proposta REPowerEU, que alarga o objetivo de produção deste gás renovável para 35.000 milhões de metros cúbicos, equivalente a cerca de 10% do consumo de gás natural a nível comunitário até 2030, a Sedigas acredita que esta percentagem deve servir de base  para a construção de objetivos realmente ambiciosos para a produção de biometano espanhol. Um objetivo conservador, por outro lado, dado que alguns dos países vizinhos, como a Alemanha, França e Itália, já estão empenhados em estratégias muito mais ambiciosas para promover este vetor renovável.

Mas é também conservador porque se sabe que a Espanha tem um enorme potencial para a produção deste recurso que, para além de ser sustentável, é indígena. Como demonstrado no "Estudo da capacidade de produção de biometano em Espanha" elaborado pela Sedigas em colaboração com PwC e Biovic, este potencial traduz-se numa capacidade de produção estimada de 163 TWh, equivalente a 45% da procura anual de gás natural.

Segundo a Sedigas, a Espanha tem, portanto, a oportunidade de se tornar um futuro pólo europeu de gás graças aos gases renováveis, tanto o biometano como o hidrogénio renovável, mas a consecução deste objetivo exige um quadro regulamentar certo, estável e, sim, também ambicioso que atraia e mobilize o investimento necessário da iniciativa privada - que, a propósito, continua a demonstrar o seu firme empenho no biometano, como se viu recentemente num evento que organizado pela Sedigas e a Prensa Ibérica.

Há ainda semanas de trabalho a realizar para estabelecer objetivos ambiciosos e realistas para o biometano espanhol. 

Fonte: Sedigas

Todas as notícias