ERSE coloca em consulta as linhas estratégicas para 2023-2027

05/04/2023 | Consultas Públicas

O Conselho de Administração da ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos coloca hoje em consulta, junto da sociedade civil, as linhas estratégicas que guiarão a sua ação no período entre 2023 e 2027.

A elaboração do Plano Estratégico, iniciada em 2021 com a participação ativa de todos os colaboradores da ERSE, resultou numa reflexão aprofundada que se pretende agora estender a todos os interessados no setor energético em Portugal, dada a importância da energia na vida dos cidadãos.

A ERSE divulga assim dois documentos colocados hoje a consulta da sociedade civil: 

  1. O Plano Estratégico para o quinquénio que tem início este ano;
  2. O documento de enquadramento que contém, para o próximo quinquénio, as  principais tendências do setor energético nacional e europeu e os desafios colocados à regulação que irão influenciar, de forma determinante, o modo como a ERSE irá prosseguir a sua missão. Foi esta identificação e contextualização que permitiu à ERSE desenhar as 4 estratégias para o período 2023-2027. 

Esta iniciativa insere-se num contexto em que se colocam inúmeros desafios à regulação do setor energético em Portugal e na Europa. Com a transição energética em curso, a regulação do setor energético tem de se adaptar em todas as suas dimensões, sendo a proteção e empoderamento dos consumidores uma preocupação constante do trabalho da ERSE. A transição energética terá assim de ser inclusiva, permitindo que os consumidores, especialmente os mais vulneráveis, possam também beneficiar de novas formas de energia, mais limpas e sustentáveis. 

Os interessados poderão dirigir os seus contributos, comentários ou sugestões até 5 de maio de 2023, para o endereço de correio eletrónico erse@erse.pt.

Aceda aos documentos em consulta em mais informações

Mais informações
Todas as notícias