Enagás, GRTgaz, REN e Teréga assinam acordo para impulsionar a transformação da rede de gás em rede de hidrogénio

14/03/2023 | Energia
  • Esta iniciativa, denominada «Green2TSO», é liderada por Operadores de Redes de Transporte (ORT) espanhóis, franceses e portugueses e é realizada recorrendo a Inovação Aberta
  • O projeto visa incorporar novas tecnologias para permitir o desenvolvimento do hidrogénio na rede de transporte 
  • Está em concordância com os objetivos da Comissão Europeia de reforçar os ORT europeus enquanto portadores de um vetor de energia eficiente, segura e limpa, utilizando a nossa infraestrutura de grande escala

Os Operadores de Redes de Transporte espanhol (Enagás), francês (GRTgaz e Teréga) e português (REN) assinaram a iniciativa «Green2TSO», com o objetivo de transformar a rede de gás numa rede de hidrogénio, recorrendo a inovação aberta.

O projeto «Green2TSO» está em concordância com as iniciativas da Comissão Europeia Green Deal, Fit for 55 e REPowerEU, sublinhando o papel dos ORT europeus para se tornarem portadores de hidrogénio enquanto vetor de energia eficiente, segura e limpa, utilizando a própria infraestrutura de grande escala. Segundo Arturo Gonzalo, CEO da Enagás, «a colaboração dos ORT também no domínio da inovação é crucial para o desenvolvimento da infraestrutura de gases renováveis na Europa", e acrescentou que "este acordo enquadra-se perfeitamente no objetivo comum da União Europeia de descarbonizar a economia e avançar na independência energética, tal como afirma a Estratégia Europeia REPowerEU". Além disso, frisou que "iniciativas como esta irão reforçar as capacidades necessárias ao desenvolvimento das atividades do Operador da Rede de Hidrogénio (HNO)".

Nas palavras de Thierry Trouve, CEO da GRTgaz, «é fundamental haver uma sólida colaboração em investigação e desenvolvimento entre ORT de gás de modo a acelerar a implementação de uma rede de Hidrogénio segura, flexível e rendível. Com o nosso Centro de I&D, RICE (Research and Innovation Centre for Energy [Centro de Investigação e Inovação para a Energia]), a GRTgaz disponibilizará competência especializada de excelência e instalações dedicadas ao hidrogénio, visando promover e apoiar a iniciativa «Green2TSO» para a conclusão da futura European Hydrogen Backbone [espinha dorsal europeia do hidrogénio]».

Rodrigo Costa, Presidente e CEO da REN, sublinhou que «este acordo é um passo em frente muito importante para a transição energética europeia. Este esforço conjunto é fundamental para a utilização generalizada do hidrogénio verde na luta contra as alterações climáticas e para a descarbonização da economia».

A este respeito, Dominique Mockly, Presidente e CEO da Teréga, salientou que «esta iniciativa "Green2TSO" entre quatro ORT de gás é efetivamente fundamental para promover a investigação e inovação na área do hidrogénio. Este é um passo importante para a implementação da futura European Hydrogen Backbone num contexto de descarbonização da indústria e dos meios de transporte.

Neste sentido, a Comissão Europeia também apoia as Pequenas e Médias Empresas (PME) e a Inovação Aberta enquanto motores para a mudança tecnológica, promovendo a cooperação entre os estados-membros.

Por meio do «Green2TSO», este consórcio realizará projetos-piloto, testes tecnológicos e outras tarefas, com vista a acelerar a transformação da rede de gás natural.

As áreas tecnológicas a priorizar serão as tecnologias para o desenvolvimento de sistemas de deteção e medição de hidrogénio, compressão e armazenamento acima do solo de hidrogénio e alternativas para revestimento e limpeza de condutas.

Um projeto na área da deteção e medição de hidrogénio liderado por promotores «Green2TSO», denominado «Green2TSO OPTHYCS», já foi escolhido pela Comissão Europeia para ser cofinanciado.

Fonte: REN

Todas as notícias