A ERSE divulgou o Boletim do Mercado Liberalizado de Gás Natural referente a fevereiro de 2021
Principais pontos em destaque:
- O mercado livre de gás natural alcançou um número acumulado de cerca de 1,3 milhões de clientes em fevereiro de 2021, com um crescimento líquido de cerca de 2,2 mil clientes face a janeiro de 2021.
- Neste período, o consumo mensal global foi de 3 246 GWh, cerca de 0,5% acima do que se registou em janeiro e aproximadamente 5,4% inferior ao registado em fevereiro de 2020.
- O número de clientes presentes no mercado liberalizado alcançou cerca de 84% do total, tendo o consumo em Portugal Continental atingido cerca de 98%, com um aumento de 1,2 p.p. e 0,07 p.p., respetivamente, relativamente ao valor do mês homólogo. O mercado liberalizado assegura a quase totalidade dos fornecimentos a grandes consumidores e a clientes industriais.
- Em termos de quota de mercado, a Galp manteve a sua posição como principal operador no mercado livre em consumo (59%), enquanto a EDP Comercial assegurou a sua posição de liderança em número de clientes (51%), apesar da quebra registada desde fevereiro de 2020.
- A Galp continua a liderar o segmento de clientes industriais (48%) e o segmento dos grandes consumidores (64%), apresentando uma redução de quota face ao período homólogo em ambos os segmentos de 7,2 p.p. e 0,9 p.p., respetivamente.
- A EDP mantém a primeira posição no segmento das PME (48%) e no segmento residencial (50%), apresentando também uma redução das suas quotas face ao homólogo de 2,4 p.p. e 4,1 p.p., respetivamente.